Caspita!

Os livros didáticos de italiano disponíveis aos professores e alunos de italiano raramente abordam as variedades do idioma, especialmente dos descendentes. O livro e as propostas didáticas aqui disponíveis buscam valorizar essas variações.

 

No livro, que é resultado da minha pesquisa de Doutorado, busquei compreender mais profundamente essas variedades do italiano presentes entre os descendentes na região Oeste do Paraná. 

Já as propostas didáticas foram desenvolvidas justamente com base nos resultados desta pesquisa e buscam auxiliar professores(as) de italiano nas práticas de ensino, oferecendo uma abordagem menos rígida, baseada na cultura e na sociolinguística. 

O material é totalmente gratuito. Aproveite! Se tiver alguma dúvida ou quiser me contar o que achou, entre em contato, vou gostar de saber sua opinião. Obrigada.

Wânia Beloni

(45) 99918 6613

wania.beloni@hotmail.com

>> Todos os materiais possuem fins educacionais.
É expressamente proibida sua comercialização.

CASPITA! _ LIVRO E PROPOSTAS DIDÁTICAS COMPLETAS

_Para acessar os materiais, basta clicar nas imagens. Caso queira baixar os arquivos em PDF, clique com o botão direito do mouse sobre as capas e selecione a opção "Salvar link como...". Em seguida, escolha onde quer salvar em seu computador. Obrigada!
Livro Wania CAPA 09 09 202.jpg
LIVRO
Caspita!
Diversidade linguística e cultural no ensino de língua italiana
Livro Didático CAPA 09 09 2021.jpg
PROPOSTAS DIDÁTICAS
Caspita!
Lingue e
culture italiane
a confronto
CASPITA! _ PROPOSTAS DIDÁTICAS POR UNIDADE
Capa Unidade 01.jpg
L’Italia è qui!

O objetivo desta proposta didática é trabalhar aspectos da italianidade e histórica em relação à imigração italiana no Brasil. Instrumentalizar os alunos de LI, mostrando as diferenças e as semelhanças do italiano padrão e do talian, é essencial em contextos de colonização.

Capa Unidade 02.jpg
Mangia che ti fa bene!

Língua e cultura se desenvolvem por meio de processos históricos. Festas, canções, costumes e tradições revelam o contexto de colonização italiana no Brasil. Com esta proposta didática o aluno poderá compreender aspectos da italianidade por meio da gastronomia e perceber as diferenças entre língua e cultura (i)talian(a).

Capa Unidade 03.jpg
Tutti buona gente!

Observar e compreender os estereótipos difundidos na sociedade para rompê-los e desenvolver mais consciência sociocultural. A proposta didática possibilita o trabalho com adjetivos, mas, sobretudo, com a interculturalidade, com a reflexão sobre estereótipos, preconceitos e racismo.

Capa Unidade 04.jpg
Radici italiane

A presença italiana em Cascavel e no Brasil pode ser observada por meio de alguns sobrenomes apresentados no comércio. Trabalhar com as variações dos sobrenomes é uma oportunidade de revelar aspectos históricos, linguísticos, sociais e culturais. Neste encaminhamento trabalha-se, também, com questões em relação à cidadania italiana.

Capa Unidade 06.jpg
Carnevale di Venezia

Você sabia que no Brasil também temos um Carnaval como o de Veneza? Além da festa e das características da festa veneziana, na proposta didática o aluno pode compreender a imigração italiana em Santa Catarina e a migração dos italodescendentes para o Oeste do Paraná.

Capa Unidade 05.jpg
Mi son talian!

Nesta proposta didática são trabalhadas questões identitárias, étnicas, linguísticas, históricas, políticas e culturais em relação ao talian. Além disso, neste encaminhamento, são reveladas algumas diferenças dos dialetos na Itália, para expandir a consciência sociolinguística.

CASPITA!